Em Ibiraçu, Paulo visita um mosteiro zen, conhece um caminho de peregrinação, um quilombo e faz uma degustação de pastéis.
Paulo vai até Uruana, em Goiás, participar da Festa da Melancia, a festa anual que celebra o sucesso da colheita da melancia.
Em Monte Belo do Sul, Paulo vive o Polentaço, uma festa anual que celebra a cultura italiana, ajuda a fazer um tombo de polenta de mais de 800 kg, e pisa uma pisa gigante de uvas.
Paulo conversa sobre vida após a morte com moradores dessa ilha repleta de mistério e luta, descobre provas da existência de Maria Felipa e faz amigos na Praça do Pau Mole.
Num programa especial, Paulo mergulha no imaginário popular do Cangaço, onde os filhos e netos de cangaceiros recontam a saga do movimento que moldou o Nordeste.
Na antiga capital do Estado de Goiás, Paulo acompanha a Procissão do Fogaréu, realizada há 280 anos, e descobre um rico legado negro na cidade, repleto de histórias incríveis.
Paulo Vieira embarca no épico Campeonato de Quadrilhas Juninas, onde paixão, dança e São João se misturam em um espetáculo à la Carnaval e Brasileirão.
Celebrando os 60 anos dos Estúdios Globo, Paulo Vieira leva você em uma jornada pelos bastidores, descobrindo histórias emocionantes dos profissionais anônimos que dão vida à TV.
Entre reis do Congo, heróis nacionais e uma lista de cornos, Paulo descobre a alma fabulosa de uma cidade mineira que inventou até sua própria praia.
Numa cidade erguida sobre ruínas de minas de ametista, Paulo conversa com um padre criador de pavões, pilota moto em mina subterrânea de ametista e ainda aprende a garimpar.
Paulo entra em portais mágicos no interior de São Paulo e encontra bruxas, vampiros, médiuns e drags queens, e gente que vive realidades paralelas.