All Seasons

Season 2023

  • S2023E01 As agruras do campeão, o Kanté do São Luís e o inglês que nasceu para jogar no Real Madrid

    • October 31, 2023

    No episódio desta semana Rui Malheiro e Tomás da Cunha debatem as intermitências da vida do Benfica de Roger Schmidt e sinalizam a boa notícia para o FC Porto e a versatilidade do preparadíssimo Sporting. Ainda em Portugal, são descascadas a jornada dourada e as armas dos três clubes promovidos esta temporada. De mala às costas, o "No Princípio Era a Bola" viaja até Manchester, Barcelona e Frosinone, onde um pibe anda em processo de encantamento. A emissão foi conduzida por Hugo Tavares da Silva, a sonoplastia é de Salomé Rita.

  • S2023E02 FC Porto e a eficácia, o sinal de vida de Schmidt e o jogador mais forte da liga a responder

    • November 6, 2023

    FC Porto e a eficácia, o sinal de vida de Schmidt e o jogador mais forte da liga a responder a cruzamentos, que não é de nenhum dos grandes. Neste episódio de "No Princípio Era a Bola", Rui Malheiro e Tomás da Cunha analisam a derrota do FC Porto com o Estoril, passam pelo novo sistema de Schmidt e pela reviravolta do Sporting, com um toquezinho do que poderemos ver na semana europeia. O Moreirense, 6º da I Liga, assume-se como a surpresa destas primeiras jornadas. Lá por fora, Harry Kane continua igual a si próprio na Alemanha e do outro lado do Atlântico brilhou André e o Fluminense na final da Taça Libertadores. Emissão conduzida por Lídia Paralta Gomes.

  • S2023E03 Episódio especial do dérbi

    • November 10, 2023

    Um Benfica pressionado recebe um Sporting confiante e que vai tentar assumir o jogo. Irá o Benfica manter a linha de três centrais ou voltar a um sistema mais clássico frente ao Sporting? E que defesa apresentará a equipa de Rúben Amorim? Rui Malheiro e Tomás da Cunha fazem a antevisão ao dérbi de domingo, num episódio especial que passa também pela semana europeia das equipas portuguesas. Emissão conduzida por Pedro Barata.

  • S2023E04 O dérbi que caiu do céu aos trambolhões, os laivos do síndrome Oblak no FC Porto e o Tomas Brolin

    • November 13, 2023

    No episódio desta semana, Rui Malheiro e Tomás da Cunha trocam ideias sobre o dérbi entre Benfica e Sporting e identificam o ouro que vai tapando os problemas no FC Porto. Ainda em Portugal, analisamos momentos de Estoril Praia, Moreirense e Farense. Lá fora, discute-se o clássico entre Chelsea e Manchester City, mas também o Lyon que anda nas ruas da amargura e a ascensão de Roony Bardghji. A emissão foi conduzida por Hugo Tavares da Silva, a sonoplastia é de João Martins.

  • S2023E05 Portugal, uma das melhores equipas no Euro 2024? Mais certezas que dúvidas

    • November 20, 2023

    Neste episódio de "No Princípio Era a Bola", Rui Malheiro e Tomás da Cunha fazem o rescaldo da histórica qualificação de Portugal para o Euro 2024 e olham para o que aí vem, num grupo em que o onze está praticamente fechado. Depois de uma viagem às seleções que podem surpreender na Alemanha, uma passagem pela Colômbia de Luis Díaz, pelo jogador mais jovem a vestir a camisola de França nos últimos 100 anos e pelo trabalho de Bielsa no Uruguai. Emissão conduzida por Lídia Paralta Gomes.

Season 2024

  • S2024E01 Uma nova versão "promissora" do FC Porto e o bom começo da lusofonia na CAN

    • January 15, 2024

    Neste episódio do podcast "No Princípio Era a Bola", Rui Malheiro e Tomás da Cunha analisam a última jornada da primeira volta da I Liga, que confirmou as mudanças que Sérgio Conceição fez na sua equipa e também trouxe triunfos para Sporting e Benfica.

  • S2024E02 A dependência do Benfica no "estado de graça" de Di María e o carrapito do número 10 que continua

    • January 22, 2024

    Os dragões já terem jogo interior e em largura a atacar, as falhas do Benfica quando se organiza para pressionar e o Trincão que veremos se é desta se tem constância no Sporting foram assuntos tocados por Tomás da Cunha e Rui Malheiro, além da técnica nos pés do Nuno Santos que joga em Guimarães. Ainda houve tempo para se falar da emergência de dois números 10 modernos na Alemanha e do rejuvenescimento de outro 'antigo', em Sevilha. Emissão conduzida por Diogo Pombo.

  • S2024E03 Uma final da Taça da Liga fantástica para o futebol português (enquanto a prova não emigra)

    • January 26, 2024

    Neste episódio especial falámos da mudança de estratégia que valeu ao SC Braga a final da Taça da Liga e a abordagem positiva que pôs o Estoril de Vasco Seabra na decisão da prova. No bom que é para o futebol português haver uma final com estes protagonistas, Tomás da Cunha e Rui Malheiro discutiram o curioso que é nenhum dos ditos grandes a disputar numa altura em que a Liga andará a negociar com algum país do Médio Oriente para acolher a final four da competição. Emissão conduzida por Diogo Pombo.

  • S2024E04 A goleada histórica do Sporting e um Schmidt "a brincar com o fogo"

    • January 30, 2024

    Em novo episódio do podcast "No Princípio Era a Bola", Rui Malheiro e Tomás da Cunha analisam os triunfos de Sporting, Benfica e FC Porto na I Liga. Olhou-se também para a vitória do SC Braga na Taça da Liga ou para as excelentes campanhas de Angola e Cabo Verde na CAN. Emissão conduzida por Pedro Barata.

  • S2024E05 É o processo que importa, FC Porto, não o resultado.

    • February 5, 2024

    E há um adolescente que pode "marcar" o futebol na próxima década. Um alarido do qual muitos falam e poucos terão conhecimento de causa tirou ao fim de semana o Famalicão - Sporting, mas, no Estádio da Luz, o Benfica fez um dos melhores encontros da época "em termos de construção" (e a devolução de Aursnes ao meio-campo não explica tudo). Tomás da Cunha e Rui Malheiro explicam que o FC Porto sem golos contra o Rio Ave não será uma preocupação se Sérgio Conceição mantiver a abordagem recente, dado o volume ofensivo demonstrado. E ambos concordam: Lucas Bergvall, futuro reforço do Tottenham, é uma pérola vinda do mesmo clube que formou Gyökeres.

  • S2024E06 Um FC Porto que "complicou muito" as contas do título e a história incrível do triunfo da Costa Marf

    • February 13, 2024

    Neste episódio do podcast "No Princípio Era a Bola", Rui Malheiro e Tomás da Cunha analisam a jornada da I Liga, com derrota dos dragões, empate do Benfica e goleada do Sporting. Olha-se ainda para África, Ásia e Alemanha, onde o domínio do Bayern está em risco. Emissão conduzida por Pedro Barata.

  • S2024E07 As peripécias de José Peseiro na Nigéria: "Prefiro jogar finais e perder do que não as jogar"

    • February 21, 2024

    José Peseiro não deve manter a casa e o terreno que o presidente da Nigéria lhe ofereceu, e aos jogadores, após a final da CAN. A partir dessa confidência, o treinador, primeiro convidado do nosso podcast, contou uma série de histórias e percalços da recente campanha na maior prova do futebol africano - como os jogadores lhe chamarem "Mister Pasta" pela sua preocupação com a alimentação e quando o convenceram a não ir embora nas "duas ou três vezes" em que quis fazê-lo. Em África disputou a 6ª final da sua carreira e desde 2018 que não treina um clube, mas já tem saudades (e gostava que fosse em Inglaterra).

  • S2024E08 Antes de Rúben, Sérgio ou Roger houve Artur Jorge, a "personagem mais sedutora" do futebol pt

    • February 27, 2024

    Depois dos méritos do Rio Ave contra o Sporting e da mobilidade que deu o clique na experiência de Schmidt no ataque do Benfica, falámos, neste episódio, das peças que Conceição mudou no FC Porto prejudicaram a equipa. Entregue, finalmente, um 'Totti' a alguém que joga na Roma e feito o elogio ao projeto de Jürgen Klopp que levantou um caneco com Van Dijk, acabámos a falar de Artur Jorge e do seu bigode: um homem à frente do seu tempo e que foi "a figura mais injustiçada" do futebol português.

  • S2024E09 FC Porto - Benfica e uma derrota das águias que podia ter sido em outubro, em novembro ou em janeiro

    • March 4, 2024

    A goleada dos dragões aos campeões nacionais é o prato forte deste episódio, com Rui Malheiro e Tomás da Cunha a analisarem a vitória tática de Sérgio Conceição e os comportamentos coletivos do Benfica, que não dão sinais de melhoria desde o início da época. Viagens também ao Farense - Sporting e a Arouca, Bilbau ou Estugarda. Atalanta e Rangers, adversários de Sporting e Benfica na Liga Europa, são também dissecados. Emissão conduzida por Lídia Paralta Gomes.

  • S2024E10 Se tiver a bola, o guarda-redes Rui Silva não liga ao burburinho no estádio

    • March 11, 2024

    "Não é a jogar à maluca que as coisas vão resultar". Rui Silva é, no fundo, o quarto guarda-redes da seleção nacional e apesar de jamais ter sido chamado por Roberto Martínez, tem "as esperanças sempre em alta". O convidado deste episódio está há oito anos em Espanha e nunca faz tantos jogos seguidos no Bétis como esta época, em que tem sido titular - e tem o recorde de defesas feitas num só jogo da La Liga, em 2023/24. Para trás ficou o período em que Manuel Pellegrini optava por fazer rotação na baliza, situação com a qual o português até brincava com Claudio Bravo, guarda-redes chileno: mas Rui Silva sofreu com ansiedade, chegou a desabafar com o treinador e começou a trabalhar com um mental coach. Aos 30 anos, hoje "está completamente na fase de desfrutar".

  • S2024E11 Na Europa houve "luta na lama" do Benfica, desperdício do Sporting e "maldição" do FC Porto

    • March 15, 2024

    Num episódio extra de análise à jornada da Liga dos Campeões e Liga Europa, Tomás da Cunha e Rui Malheiro discutem a passagem das águias e as eliminações de leões e dragões. Ainda a lista da seleção, que é "mais a pensar em setembro que no Euro".

  • S2024E12 A liderança de Francisco Conceição e as verdades que Kökçü disse, mas não podia ter dito

    • March 18, 2024

    Neste episódio falámos de como o Sporting é a equipa com maior variabilidade atacante no campeonato português, das duas caras do Benfica (e do papel de Di María) contra o Casa Pia e da responsabilidade de desequilíbrio que 'Chico' Conceição chama cada vez mais a si no FC Porto para marcar a diferença. Lá fora, gabámos o exemplo de Christian Streich, o mais longevo treinador da Bundesliga que se vai embora do Friburgo e o que Pau Cubarsí, central do Barcelona, já joga aos 17 anos.

  • S2024E13 As reflexões de passado, presente e futuro de Rui Vitória

    • March 25, 2024

    "O caso dos mails mexeu com o coração do Benfica. Abalou a estrutura". Convidado especial do podcast, o técnico, bicampeão nacional na Luz, recorda o ano em que o assalto ao penta foi falhado, acrescentando que, naquele mercado de transferências, "poderia ter havido uma aposta diferente". Feliz por ter alterado o paradigma de promover jovens do Seixal, quer sentir um "chamamento" para um projeto que o seduza, embarcando em novo trabalho depois de ter vivido o "mundo novo" das seleções, no Egito, onde "toda a gente reconhece Salah como ídolo", mas "ninguém quer passar pelo que ele passou".

  • S2024E14 Dois jogos para Martínez separar o trigo do joio, mas ainda há lugares em aberto na seleção nacional

    • March 27, 2024

    Neste episódio extra, Rui Malheiro e Tomás da Cunha analisam os jogos de preparação de Portugal contra Suécia e Eslovénia e o que é possível deles retirar, a três meses do Europeu. As dúvidas na convocatória, quem tem lugar e quem está deslocado e um pequeno perfil da Geórgia, o último adversário de Portugal no Grupo F do Euro 2024, também fazem parte da conversa conduzida por Lídia Paralta Gomes.

  • S2024E15 A dificuldade em lidar com situações de desvantagem do FC Porto e o que podem trazer os dérbis

    • April 1, 2024

    No episódio desta semana, Rui Malheiro e Tomás da Cunha falam do descontrolo emocional dos dragões, da competência do Sporting nos quatro momentos do jogo e o que esperar dos dois dérbis em que a pressão da vitória está do lado do Benfica. Passagem ainda pela II Liga, pelo talento de Edon Zhegrova e pela luta pelo título na Premier League, numa emissão conduzida por Lídia Paralta Gomes.

  • S2024E16 Se queria mais, Roger Schmidt não o demonstrou. O Sporting tem via aberta para o título.

    • April 8, 2024

    Falámos do arrojo de Álvaro Pacheco a fazer o Vitória carregar sobre a linha defensiva do FC Porto após a exibição encolhida no jogo da Taça e do dérbi em que Rúben Amorim mostrou, outra vez, como vai sacando rendimento de todos os nomes do plantel do Sporting - ao contrário de Roger Schmidt. Neste episódio, ainda se falou de Daniel Sousa, da emoção da conquista do Athletic Bilbao e de um rapazola de 19 anos, chamado Adam Wharton, que joga com as meias em baixo no Crystal Palace.

  • S2024E17 A maturidade do Sporting, a dupla de luxo que o Benfica tem no banco e o Leverkusen que nunca mais

    • April 15, 2024

    No episódio desta semana, Rui Malheiro e Tomás da Cunha olham para o vendaval que foi a entrada do Sporting em Barcelos, para mais um tropeção do FC Porto e um Benfica em que as segundas linhas mostraram qualidade para merecer mais minutos de Roger Schmidt. Passagens ainda pelas contas da permanência na I Liga, por mais uma jovem pérola do Midtjylland e, claro, pelo histórico título alemão do Bayer Leverkusen, o primeiro do clube, pelas mãos de Xabi Alonso. Emissão conduzida por Lídia Paralta Gomes.

  • S2024E18 O Benfica "é tudo menos top", o Sporting é "quase campeão". E será o fim da era Pinto da Costa?

    • April 23, 2024

    No episódio desta semana, Rui Malheiro e Tomás da Cunha analisam o "auto-golo" que Schmidt marcou com as suas declarações, elogiando-se a "evolução" de Rúben Amorim durante a temporada. Ainda um olhar às eleições nos dragões ou o incidente "inadmissível" no Chaves - Estoril.

  • S2024E19 Um Clássico em que Rúben Amorim tentou adaptar-se ao FC Porto (e correu-lhe mal)

    • April 29, 2024

    No episódio desta semana, Rui Malheiro e Tomás da Cunha olham para o clássico FC Porto - Sporting e para o planeamento conservador de Amorim e para as eleições do FC Porto, em que os sócios pediram, de forma contundente, uma mudança. Uma passagem pelo Nacional da Madeira, por mais um técnico basco que brilha na Premier League, pelo título do PSG e pela mensagem de liberdade de Miguel Maga no 25 de abril. Emissão conduzida por Lídia Paralta Gomes.

  • S2024E20 O título mais significativo do Sporting com Amorim e a piada corajosa do treinador no dia da desped

    • May 6, 2024

    O "ano da explosão" de Rúben Amorim para a sua versão "mais completa" deu o campeonato ao Sporting, que cresceu bastante, foi a equipa mais forte e ficou longe de se resumir só a Gyökeres. Neste episódio, a conquista dos leões ocupou grande parte da conversa sobre o futebol português, mas ainda fomos ao caos que despromoveu o Vizela e ao "jogador" (assim mesmo, entre aspas) a fingir com que o Länk Vilaverdense fez o futebol português bater no fundo. Lá fora, prestámos a homenagem possível a César Luis Menotti e a Marco Reus, o talento mais azarado desta geração de futebolistas que está nos trinta e muitos anos.

  • S2024E21 Um Sporting a olhar para o futuro, despedidas e o dérbi mais emocionante do campeonato

    • May 13, 2024

    No episódio desta semana, Rui Malheiro e Tomás da Cunha olham para o futuro em Alvalade, para as despedidas de Rafa e Taremi no Benfica e FC Porto e para o dérbi do Minho que voltou a ser digno do seu bilhete. Uma passagem ainda pelas subidas de Nacional e Santa Clara, pelo renascimento do Depor e pelo adeus anónimo de Kylian Mbappé ao PSG, numa emissão conduzida por Lídia Paralta Gomes.

  • S2024E22 As contradições de Roberto Martínez, os melhores da I Liga e o que esperar da final da Taça de Pt

    • May 21, 2024

    No episódio desta semana, Rui Malheiro e Tomás da Cunha discutem os problemas e as virtudes da lista de 26 jogadores escolhidos por Roberto Martínez para o Euro, escolhem o melhor onze do ano da I Liga e fazem a antevisão do último jogo da temporada doméstica: o Sporting - FC Porto do Jamor. Viagem à despedida de Klopp em Liverpool, ao adeus de Toni Kroos e ainda os craques a seguir no Euro sub-17. Emissão conduzida por Lídia Paralta Gomes.

  • S2024E23 Uma final da Taça muito bem preparada por Conceição e Amorim que a expulsão tornou de sentido único

    • May 27, 2024

    No episódio desta semana, Rui Malheiro e Tomás da Cunha dissecam a final da Taça de Portugal que o FC Porto conquistou ao Sporting. Tempo ainda para o futuro dos dragões, a defesa de Rui Costa a Roger Schmidt e o elogio a Gian Piero Gasperini, com passagem também pela final da Liga dos Campeões feminina. Emissão conduzida por Lídia Paralta Gomes.

  • S2024E24 Da distrital, com amor por ganhar, eis Luís Freire

    • June 3, 2024

    "Cheguei à I Liga com uma percentagem de derrotas de 10% ou 15%". Veio de baixo, da última divisão distrital, onde disse que queria estar na I Liga dali a 10 anos. E chegou lá bem antes. Ao fim da terceira época no Rio Ave, período em que o clube esteve 16 meses impedido de inscrever novos jogadores, Luís Freire manteve os vila-condenses no campeonato a jogarem, sempre, sem encolhimentos: "Foi um desafio que fiz aos jogadores quando saímos da II Liga: jogar o nosso jogo contra os grandes. Tentar ao máximo e temos de conseguir por vezes". Aos 38 anos, o treinador fez uma pausa nas férias para nos falar da sua ascensão, do crescimento do Rio Ave e do conforto que sente em jogar para ganhar, seja onde for.

  • S2024E25 Aí está o Euro 2024: o papel de Portugal, os favoritos e as possíveis surpresas

    • June 14, 2024

    O Euro 2024 arranca esta sexta-feira e neste episódio especial, Rui Malheiro e Tomás da Cunha antecipam o torneio, falam dos favoritos e do que esperar deste mês de futebol na Alemanha. Até ao final do torneio, diariamente, não perca os episódios diários do podcast de futebol do Expresso. Emissão conduzida por Pedro Barata.

  • S2024E26 Terá a Alemanha reforçado o favoritismo? A análise do jogo inaugural e as perspectivas de Espanha...

    • June 15, 2024

    Eis o primeiro episódio gravado já depois do pontapé de saída do Euro 2024. Começa aqui o acompanhamento diário do podcast da Tribuna Expresso à competição. Rui Malheiro e Tomás da Cunha questionam a entrada feroz da Alemanha, lançam o Espanha - Croácia que se repete pelo quarto Euro consecutivo e avaliam as hipóteses que a Itália tem para revalidar o título.

  • S2024E27 O ultimato de Southgate e as incongruências de Koeman depois de uma goleada de nariz comprido

    • June 16, 2024

    No segundo dia do Euro 2024, a Itália resistiu ao golo mais rápido de sempre e a Espanha acentuou uma mudança de estilo frente à Croácia. Entretanto, a Inglaterra vai-se estrear sabendo que Southgate deverá deixar o cargo de selecionador caso não vença a competição. Países Baixos também vão a jogo (com muitas dúvidas). Eis a análise de Tomás da Cunha e Rui Malheiro.

  • S2024E28 A Inglaterra não é tão cinzenta quanto se diz por aí e os Países Baixos têm um imbróglio

    • June 17, 2024

    Os ingleses de Gareth Southgate podem não ter feito uma exibição cheia de purpurinas contra a Sérvia, mas impuseram-se e permitiram muito pouco ao adversário no dia em que Christian Eriksen deu, provavelmente, a história mais bonita a este Europeu. Falámos também dos Países Baixos que produziram muito, mas finalizaram pouco, e da ansiada estreia da França do capitão Mbappé, que vai testar a precisão da máquina de pressão da Áustria.

  • S2024E29 A estreia de Portugal no Euro: as incógnitas de Martínez, o papel de Ronaldo, os perigos dos checos

    • June 18, 2024

    No dia em que a equipa de Martínez se estreia no torneio, fazemos uma conexão com Leipzig, o palco do jogo contra a Chéquia onde está a Lídia Paralta Gomes. E debatemos as dúvidas no onze português, no qual estará um Ronaldo que se tornará no primeiro a disputar seis Europeus. Ainda a fria França de Deschamps.

  • S2024E30 A redundância no jogo de Portugal e a lentidão de Roberto Martínez em mexer que terão de mudar

    • June 19, 2024

    A seleção teve muita bola, fez muitos passes e tirou um recorde de cruzamentos contra a Chéquia, mas a competitividade e as opções a partir do banco, que o treinador gabou, contrastaram com a sua lentidão em aproveitá-las, como apontaram Rui Malheiro e Tomás da Cunha. Nem tudo foi mau, só que vêm aí uns turcos com grande potencial ofensivo - e agora ganharam o embalo de uma vitória no melhor jogo visto neste Europeu.

  • S2024E31 Musiala, o melhor jogador do Euro até ao momento, e a possível "final antecipada"

    • June 20, 2024

    Na Alemanha que tem "o melhor processo em ataque organizado da competição", segundo Rui Malheiro, brilha Jamal Musiala, que para Tomás da Cunha tem sido o futebolista mais em destaque no torneio. Antevê-se, ainda, o duelo entre espanhóis e italianos, um clássico do futebol internacional.

  • S2024E32 Mbappé e a máscara das Tartarugas Ninja que tira o sono a Deschamps

    • June 21, 2024

    O velocista Nico Williams ajudou a decidir o Espanha - Itália que colocou La Roja nos oitavos de final. Na Inglaterra, Gareth Southgate continua a tentar domar um conjunto de leões. Tomás da Cunha e Rui Malheiro analisam estes temas e não só. Mbappé está em dúvida para o jogo da França contra os Países Baixos e, caso o capitão gaulês falhe o encontro, perspetivam-se mudanças relevantes no ataque da seleção de Didier Deschamps.

  • S2024E33 A euforia e as debilidades defensivas que o gelo de Montella não curou na Turquia

    • June 22, 2024

    A mais estruturada seleção turca que Portugal defronta no segundo jogo do Europeu deixa espaços abertos para serem explorados em ataques rápidos e transições, algo a equipa de Roberto Martínez não teve tanto para explorar na estreia no Europeu. Contudo, a soltura ofensiva da Turquia também vai exigir mais dos jogadores portugueses.

  • S2024E34 Portugal ganhou sem espinhas, está nos 'oitavos' e tem um Ronaldo mais envolvido com a equipa.

    • June 23, 2024

    Agora cuidado, não se esqueçam de 2008. A seleção nacional foi hábil na estrutura que montou na saída de bola para baralhar os turcos e algo feliz nos momentos em que marcou os golos, mas está nos 'oitavos' do Euro 2024 com todo o mérito. Vai jogar contra a Geórgia a poder rodar os jogadores, mas, face aos muitos dias que restam até à fase a eliminar, convém que Roberto Martínez faça "uma rotação intermédia".

  • S2024E35 Chocolate suíço para lembrar que a Alemanha não é de ferro

    • June 24, 2024

    A Alemanha começou a fazer experiências antes de se agarrar ao primeiro lugar do grupo A que por pouco não perdeu para a Suíça. Os helvéticos anularam os meninos bonitos da Mannschaft e a equipa de Julian Nagelsmann teve que arregaçar as mangas para empatar já para lá dos 90' e permanecer líder. Seguem-se as decisões do grupo B onde Itália e Croácia vão lutar pelo segundo lugar, mas que ninguém tenha a ousadia de se esquecer da Albânia. A análise é de Rui Malheiro e Tomás da Cunha.

  • S2024E36 Na alegria dos italianos houve desgraça para Modric. Haverá vontade de Southgate em libertar?

    • June 25, 2024

    Além do empate conseguido pelos italianos que desgraçou a vida de Luka Modric - e a Susic, o próximo líder de geração da Croácia -, a Espanha provou com o seu lado B que tem seleção para ir bastante longe neste Europeu onde, pelo talento disponível, se esperaria que os ingleses também fossem um destaque. Veremos, contudo, se é desta que o seu selecionador dá condições à equipa para jogar de acordo com o seu potencial.

  • S2024E37 O desafio de Portugal: não ter uma quebra contra a alma da Geórgia. E assim preparar os 'oitavos'

    • June 26, 2024

    Os georgianos gabam o plantel português, em Gelsenkichen dizem até que tem "três ou quatro equipas", e Roberto Martínez, pelo seu histórico em fases finais, deverá mesmo promover várias trocas. As prioridades, contudo, deveriam ser manter o ritmo, não sofrer golos e "ganhar jogadores para a causa" - ou identificar quais serão realmente úteis para a fase a eliminar.

  • S2024E38 Roberto Martínez queria ganhar soluções para os 'oitavos'

    • June 27, 2024

    Contra a Geórgia, o treinador fez muitas mexidas no onze, mas a aposta perdeu-se devido a diversas incompatibilidades e futebolistas fora de posição, notam Rui Malheiro e Tomás da Cunha. Na próxima partida, contra a Eslovénia, poderá haver cenários de jogo semelhantes.

  • S2024E39 Bem-vindos, oitavos de final: a versátil Suíça contra as dúvidas italianas

    • June 28, 2024

    A fase a eliminar chegou ao Euro 2024 e, neste episódio, Rui Malheiro e Tomás da Cunha analisam os primeiros duelos. A Suíça, que "joga como um clube", colocará à prova uma Itália que vai dando voltas à procura da sua melhor versão, enquanto a Alemanha, que tem em Musiala "um candidato a MVP" da competição, terá de lidar com "o fator emocional" em Dortmund.

  • S2024E40 A "candidata" Suíça e a vontade de Kroos e Neuer. E atenção ao Inglaterra - Eslováquia

    • June 30, 2024

    A seleção helvética é a grande surpresa do Euro 2024 até ao momento e pode chegar longe, avisa Tomás da Cunha. Rui Malheiro destaca a má imagem de Itália, uma campeã em título que sai sem termos notado muito nela. Neste episódio, olha-se ainda para a vitória alemã com velhos protagonistas e para os encontros do segundo dia de oitavos de final.

  • S2024E41 Se é agora que o Euro começa, toca a simplificar. E pensar mais em como Portugal pode ferir a Eslové

    • July 1, 2024

    Roberto Martínez disse, de novo, que o torneio vai realmente arrancar agora para a seleção nacional, que vai defrontar uns eslovenos que abdicam de ter a posse de bola e tenta sempre chegar à sua dupla de avançados com poucos passes. Sendo previsível que vai jogar contra um bloco baixo, Portugal terá de ter trocas de bola mais rápidas e fluidas, com inteligência para atrair a pressão de adversários que vêm de um país a viver a sua Disneyland desportiva.

  • S2024E42 O jogo de Portugal foi um descalabro sem lógica e Roberto Martínez não ajudou a seleção

    • July 2, 2024

    Em mais um jogo onde o rendimento parece não interessar para nada, o selecionador nacional, apesar de preparar bem as partidas, continuou a dar confusão à equipa com as mexidas a partir do banco e não sacrificar as principais figuras: incluindo Cristiano Ronaldo, um supercampeão que já não o do antigamente, cria desconforto e parece afetado psicologicamente por saber, melhor do que ninguém, que é incapaz de chegar aos níveis de outrora.

  • S2024E43 Nunca se falou tanto em instinto por causa de Diogo Costa, o guarda-redes sem truques

    • July 3, 2024

    Diogo Costa só tem seis defesas feitas neste Europeu, o menor número entre os homens das balizas ainda em prova, mas, contra a Eslovénia, aumentou a sua contagem de penáltis parados na carreira para 13 - de um total de 42 que já enfrentou. Foi muito sobre ele, e também acerca da posição de guarda-redes (e provável melhor defesa feita no torneio, pelo turco Bert Günok), que neste episódio falámos com Ricardo Pereira, treinador de guarda-redes do Valladolid, da liga espanhola, que nos ajudou a analisar a função mais ingrata do futebol.

  • S2024E44 Aí está a França. No maior teste para Portugal, pede-se mais criatividade nas decisões a Martínez

    • July 5, 2024

    A seleção nacional defronta a gaulesa nos quartos de final do Euro 2024, na reedição de um clássico do futebol internacional. Neste episódio, Rui Malheiro pede que a qualidade da "melhor geração" de Portugal leve a um plano de jogo ambicioso, enquanto Tomás da Cunha deseja que Martínez alargue o leque de opções que vem tendo.

  • S2024E45 Adieu, Europeu. É hora de Portugal regressar à alegre casinha

    • July 6, 2024

    Afinal, "havia uma forma de Portugal ser impositivo". A melhor versão da seleção nacional, num torneio em que esteve demasiado tempo entregue "à sorte ou azar", apareceu contra a França nos quartos de final do Euro 2024, mas não chegou para evitar a eliminação. "Bruno Fernandes tentou ser o compensador de Ronaldo", o capitão que está a errar por "microssegundos" e ficou em branco na competição ("o campo falou"). Enquanto isso, Pepe foi "um super-herói", porque "engane-se quem pensa que isto é uma questão de idade". Roberto Martínez, o "mister simpatia", terá que fazer os seus ajustes para que o futuro seja diferente.

  • S2024E46 Bukayo Saka, o líder da revolta inglesa contra o conservadorismo de Southgate

    • July 7, 2024

    A Inglaterra demonstrou que "não é preciso ter grande mérito tático" para chegar às meias - finais. E isso não é um elogio a Gareth Southgate que tem sido "ziguezagueante" na maneira como comanda a equipa. Mesmo com tais debilidades, a seleção dos Três Leões eliminou a Suíça que vai ter uns minutos de destaque quando alguém fizer o filme do Euro 2024 e, por isso, está "de parabéns". Os Países Baixos também seguiram em frente convivendo bem com os momentos de desorganização que surgiram no duelo com a Turquia.

  • S2024E47 Na colisão entre a França dos ataques rápidos e a Espanha do jogo mais pensado, haverá outra versão?

    • July 9, 2024

    A primeira meia-final do Euro 2024 vai presentear-nos com uns vice-campeões mundiais que terão o seu conforto a defender com linhas baixas e a esperar pelo adversário a ser incomodado pela seleção que mais alto pressiona neste torneio. O poderio físico dos franceses será testado como nunca pelo rasgo de Nico Williams e Lamine Yamal, mas, contra os espanhóis, poderá surgir Kylian Mbappé, o capitão de França que tem jogado a meio-gás.

  • S2024E48 Antes de tudo, houve Yamal, o prodígio da Espanha que está na final à espera de quem sobreviva

    • July 10, 2024

    Lamine Yamal, o rapaz de 16 anos que bateu um recorde do Rei Pelé, é um sério candidato a ser Bola de Ouro do Euro 2024, porque brilha numa equipa trabalhada por um selecionador para dar conforto aos seus principais jogadores. Dona da bola e da intenção de querer ganhar, sempre, a Espanha vai defrontar a Inglaterra ou os Países Baixos na final, duas seleções que até às meias-finais não conseguiram explorar, sem hesitações, todo o talento que têm.

  • S2024E49 A resiliência de Inglaterra, a seleção que não treme perante o abismo

    • July 11, 2024

    Está encontrado o adversário de Espanha na final de Berlim. A Inglaterra de Southgate que, para Tomás da Cunha, tem melhorado ao longo do torneio, tentará quebrar o jejum de títulos que dura desde 1966. Contra os Países Baixos, um golo no limite voltou a sorrir aos vice-campeões. E atenção à "superior qualidade individual" do plantel inglês.

  • S2024E50 A final do Euro é a vitória de uma ideia para a Espanha.

    • July 14, 2024

    Caso o jogo se parta ou vá pelos ares, a felicidade de Inglaterra pode aumentar. O Euro 2024 decide-se, este domingo, entre os espanhóis de Luis de la Fuente, que estão desde o início do torneio a querer ditar o rumo dos jogos depois de uma década a ressacar das conquistas da sua geração de ouro, e os ingleses que fizeram um torneio de menos a mais e que Gareth Southgate coloca, outra vez, às portas de saciar uma fome com 58 anos.

  • S2024E51 O triunfo incontestado de Espanha, a equipa que ganhou e encantou

    • July 15, 2024

    Superando o caminho mais difícil, jogando como ninguém, tendo claros destaques individuais e um coletivo diferenciador: a vitória espanhola não merece discussão, concordam Tomás da Cunha e Rui Malheiro. No último episódio da análise ao Europeu, sublinha-se os méritos de De La Fuente, a ascensão de Lamine Yamal e as dúvidas quanto ao futuro de Inglaterra.

  • S2024E52 Episódio ao vivo: os segredos do novo SC Braga de Daniel Sousa e os desafios do futuro do futebol

    • July 22, 2024

    O "No Princípio Era a Bola" gravou, a 12 de junho, um episódio ao vivo, no Future Stage, um congresso organizado pelo Sporting de Braga. Daniel Sousa, recém-contratado técnico dos minhotos, juntou-se a Matheus, guarda-redes dos bracarenses, e João Gonçalves, árbitro da primeira categoria, numa conversa sobre tática, princípios de jogo e como ajudar a arbitragem a melhorar o espetáculo.

  • S2024E53 Episódio especial Supertaça

    • August 2, 2024

    O que esperar do novo FC Porto de Vítor Bruno, quem tem tudo a ganhar frente ao favorito Sporting. Rui Malheiro e Tomás da Cunha escapelizam a pré-temporada de Sporting e FC Porto e que sinais os recentes jogos de preparação deixam para o encontro que vai entregar o primeiro oficial da temporada, no sábado, no Estádio Municipal de Aveiro.

  • S2024E54 Nova temporada: A Supertaça foi uma loucura, culpa da (nova) racionalidade do FC Porto

    • August 6, 2024

    Na Supertaça, o FC Porto conseguiu recuperar de três golos de desvantagem e conquistar o primeiro troféu da época. Perante dragões "racionais", o Sporting passou por um resultado equiparável às derrotas mais dramáticas de Rúben Amorim como treinador dos leões. Apesar de tudo, a equipa de Vítor Bruno "tem muito para trabalhar para ser uma equipa autoritária" no campeonato que começa esta semana e no qual o Sporting é "o mais candidato". Rui Malheiro e Tomás da Cunha analisam a Supertaça e perspectivam a Primeira Liga que arranca esta sexta-feira.

  • S2024E55 O processo de degradação da qualidade de jogo do Benfica em curso e a maturidade do Sporting

    • August 13, 2024

    No episódio desta semana, Rui Malheiro e Tomás da Cunha dissecam a 1.ª jornada da I Liga, com destaque para a derrota do Benfica em casa do Famalicão. Passagens pelas vitórias de Sporting e FC Porto, mas também pelo despedimento de Daniel Sousa do SC Braga, terminando com a medalha de ouro de Espanha no torneio olímpico de futebol. Emissão conduzida por Lídia Paralta Gomes.

  • S2024E56 O gegendepressing do Benfica e a apologia do controlo (em excesso) no FC Porto

    • August 20, 2024

    A estagnação do modelo coletivo de Roger Schmidt continua, Vítor Bruno privilegia o domínio de operações no jogar dos dragões e a variabilidade do Sporting de Rúben Amorim a construir foram os destaques ao qual não podia faltar o novo Vitória que mora em Guimarães (à boleia do pé esquerdo de Tomás Händel). Houve ainda tempo para falarmos do mais jovem treinador da Premier League e de um atacante sueco do Mälmo.

  • S2024E57 Eriksson, a maior revolução no treino e no jogo do futebol português

    • August 26, 2024

    Gravado no dia em que Sven-Göran Eriksson morreu e com ele levou elogios e homenagens recebidas, merecidamente, em vida, e antes de irmos a uma jornada da I Liga em que os adversários dos ditos grandes acertaram cerca de zero remates na baliza, arrancámos este episódio a falar do que representou o treinador sueco no Benfica, clube a que chegou em 1982.

  • S2024E58 O fim do "top game" de Schmidt, o clássico e as experiências de Martínez

    • September 2, 2024

    Roger Schmidt deixou de ser treinador do Benfica e o clube da Luz vai precisar de ser liderado por alguém que una os adeptos e que tenha mãos para a matéria-prima que o plantel, embora construído ao gosto do alemão, continua a possuir. No clássico, o Sporting venceu inequivocamente num jogo em que o FC Porto percebeu que ainda precisa de evoluir até atingir o nível dos campeões nacionais. Em relação à convocatória da seleção nacional, Portugal está no momento certo para fazer experiências. Assim se justifica a chamada de Geovany Quenda, o Lamine Yamal português. Eis a análise de Tomás da Cunha e Rui Malheiro aos temas quentes da semana.

  • S2024E59 A falta de honestidade na análise que Roberto Martínez juntou à incoerência

    • September 10, 2024

    E a incógnita que Bruno Lage (para o Benfica e os adversários). No advento do novo ciclo na seleção pós-Euro 2024, o selecionador anunciara a abertura de possibilidades para novos jogadores, mas ficou-se pelo anúncio e por sinais de dar prioridade a uma perspectiva resultadista. Falámos, também, da escolha possível de Bruno Lage e da cartada emocional que não funcionará por muito tempo, além de alguns prometedores petizes já espreitam no futebol de seleções.

  • S2024E60 As boas intenções do começo de Lage no Benfica, uma exibição histórica no Dragão

    • September 16, 2024

    E a análise aos adversários dos portugueses na Champions. O novo técnico reentrou na Luz a fazer "o que se pedia", dando nova vitalidade ofensiva ao coletivo. Em semana de começo da nova Liga dos Campeões, analisamos o Lille e o Estrela Vermelha e ainda destacamos a superioridade do Vitória SC no dérbi do Minho.

  • S2024E61 Benfica já joga com o seu avançado, o FC Porto dá ares de adulto e o Sporting é uma adaptação em mov

    • September 24, 2024

    Antes de irmos ao dérbi de Milão que deu oxigénio a Paulo Fonseca, ao surpreendente líder da Série A e à carência que o Manchester City vai sentir com a lesão de Rodri, falámos do estranho exemplo que o Estrela da Amadora deu, tão cedo, ao campeonato português, onde o que andou a promover não bate certo com o que decidir fazer ao treinador Filipe Martins: despedi-lo ao fim de seis jornadas.

  • S2024E62 O Sporting ganhou ao Estoril com a cabeça já em Eindhoven. O Benfica e o FC Porto vão à caça

    • September 30, 2024

    Depois de uma jornada sem deslizes para os candidatos ao título, as equipas portuguesas entram em campo na Europa. Na Liga dos Campeões, o Sporting viaja até aos Países Baixos para enfrentar uma máquina ofensiva semelhante à sua. O Benfica recebe um Atlético Madrid à procura de saber como espremer Julián Álvarez. Na Liga Europa, o FC Porto vai tentar despedir Erik ten Hag, o homem das sete vidas, e o SC Braga visita os "portugueses" do Olympiacos. Depois de passar três pré-eliminatórias, o Vitória SC estreia-se na fase principal da Liga Conferência contra o NK Celje. Eis a análise de Rui Malheiro e Tomás da Cunha aos duelos que se avizinham.

  • S2024E63 O jogo do FC Porto mudou, o do Sporting nem por isso

    • October 7, 2024

    No episódio desta semana, Rui Malheiro e Tomás da Cunha passam pelas vitórias de FC Porto e Sporting, por mais um jogo adiado na Choupana e analisam a última convocatória de Roberto Martínez. Viagem ainda até Nápoles, a Liverpool e ao renascido Ryan Gravenberch e a mais um jovem craque do Lille. Emissão conduzida por Lídia Paralta Gomes.

  • S2024E64 Blocos baixos continuam a ser um problema para Roberto Martínez

    • October 16, 2024

    No episódio desta semana, Rui Malheiro e Tomás da Cunha falam dos dois jogos da seleção nacional na Liga das Nações e dos problemas que Portugal teve em ultrapassar as linhas recuadas da Escócia. Passagens ainda pela contratação de Hugo Viana pelo Manchester City, por Thomas Tuchel, pela seleção romena sub-21 e pelo renascido Matheus Pereira. Emissão conduzida por Lídia Paralta Gomes.

  • S2024E65 Depois da Taça de Portugal, eis uma semana em que Portugal vai à procura da mão-cheia de vitórias

    • October 22, 2024

    No episódio desta semana, Tomás da Cunha e Rui Malheiro analisam os adversários de Sporting, Benfica e FC Porto nas competições continentais, projetando a hipótese de um pleno de triunfos. Há, ainda, espaço para o merecido destaque aos protagonistas da Taça, onde o Alentejo surge como pouco habitual protagonista.

  • S2024E66 Rúben Amorim e o apelo único do Manchester United. E agora, Sporting?

    • October 29, 2024

    A ida de Amorim para a Premier League é praticamente certa e no episódio desta semana dissecamos os difíceis desafios que o treinador português vai encontrar em Old Trafford, o que há para correr mal e o que pode correr bem, e o que se segue para uma estrutura do Sporting que, de repente, fica sem o seu grande pilar. Passagem ainda pela Bola de Ouro e o prémio polémico para Rodri. Com Tomás da Cunha e Rui Malheiro e emissão conduzida por Lídia Paralta Gomes.

  • S2024E67 O humor e o perigo das traduções de Rúben Amorim, o amante do contexto dos clubes

    • November 5, 2024

    Entre conferências de imprensa e falar em cima de rumores, verdades e o que finalmente foi confirmado, começámos este episódio a falar da forma como Rúben Amorim foi lidando com a novela à sua volta - e o que se pode esperar agora. Depois, fomos ao gesto de Pepê contra o arrojado Estoril (e à busca de Fábio Vieira dos seus 100%), ao lado estratégico que Bruno Lage vai demonstrando e ao raio-x aos adversários das equipas portuguesas nesta semana de jogos europeus.

  • S2024E68 O medo cénico que se transferiu do Benfica para o FC Porto. E o legado de Ruben Amorim

    • November 11, 2024

    Há décadas e décadas que o FC Porto não entrava tão amorfo no Estádio da Luz e a pressão do Benfica permitiu uma vitória com números não vistos há 60 anos. Em Braga, a última dança de Amorim fez-se crença e astúcia no banco e João Pereira é o técnico que se segue no projeto de Frederico Varandas. Rui Malheiro e Tomás da Cunha falam ainda da semana internacional e das escolhas de Roberto Martínez para os jogos da Liga das Nações com Polónia e Croácia. Emissão conduzida por Lídia Paralta Gomes.

  • S2024E69 Confiar é uma "inquietação" para Roberto Martínez. Geovany Quenda tem sido a principal vítima

    • November 19, 2024

    Portugal apurou-se para os quartos de final da Liga das Nações, mas Roberto Martínez voltou a demonstrar problemas de confiança com aqueles que não fazem parte do núcleo duro do selecionador nacional. Espremidos os desempenhos de Portugal contra Polónia e Croácia, Rui Malheiro e Tomás da Cunha olharam ainda para o regresso do futebol de clubes que traz a estreia de João Pereira no Sporting e de Ruben Amorim no Manchester United. Pelo meio, houve uma ida ao futebol dos pequenos.

  • S2024E70 A crise do FC Porto é real. Conseguirá Vítor Bruno dar-lhe a volta?

    • November 25, 2024

    Ainda Ruben Amorim e as primeiras dores de cabeça no United. Neste episódio, Tomás da Cunha e Rui Malheiro falam do momento difícil dos dragões, que vivem entre dúvidas táticas e instabilidade emocional. Sporting e Benfica terão testes de alto nível na Champions, ainda que com pressões diferentes, enquanto a estreia de Amorim na Premier League evidenciou a dimensão da tarefa do português.

  • S2024E71 Luís Castro não se acha um romântico, mas vê "a fama da vitória" como "efémera".

    • December 3, 2024

    O último trabalho foi no Al-Nassr de Cristiano Ronaldo, mas antes esteve no Botafogo e no cosmos futebolístico do Brasil. Foi por aí, face à vitória recente de Artur Jorge na Libertadores, que arrancámos a conversa com Luís Castro neste episódio especial. Aos 63 anos, e depois de experiências também no Shakhtar Donetsk, Rio Ave ou Vitória, o treinador português confessou como tenta compensar o tempo que sente a escapar-lhe na bola, elaborou sobre o seu romantismo no futebol e a insistência em "jogar bem", e fartou-se de agradecer a todos os jogadores que já teve - porque é a eles que "deve" a sua carreira.

  • S2024E72 Em Portugal, João Pereira parece desnaturalizado. No Brasil, um Artur Jorge de tração à frente

    • December 10, 2024

    Começámos por falar da essência ofensiva que muito se nota no futebol que Artur Jorge pôs o Botafogo a jogar para ser campeão brasileiro e sul-americano. Seguimos para um FC Porto de incompatibilidades nos seus jogadores, que "não tem equipa para jogar à grande", analisámos o brilharete do Santa Clara e ainda houve tempo para uma vénia à arte de Nani, um príncipe do futebol português que decidiu retirar-se.

  • S2024E73 O problema recorrente do Benfica de Bruno Lage e o discurso alheado da realidade de João Pereira

    • December 17, 2024

    No episódio desta semana, Tomás da Cunha e Rui Malheiro debatem o empate das águias na Vila das Aves, confirmando o momento menos bom da equipa, e o triunfo que não apaga as dificuldades na palavra e ação do técnico dos campeões nacionais. Ainda o nível do Vitória SC e o campeão argentino. Emissão conduzida por Pedro Barata.

  • S2024E74 O início da era Rui Borges no Sporting e os pecados da comunicação de Frederico Varandas

    • December 26, 2024

    Rui Borges chega a Alvalade para tentar devolver a confiança ao plantel, perdida com João Pereira. Mudanças táticas, talvez para mais tarde, mas elas deverão acontecer, como referem Rui Malheiro e Tomás da Cunha, que dissecam ainda as voltas e reviravoltas das declarações públicas do presidente do Sporting no último mês e meio. Tempo ainda para Rodrigo Mora, um jogador de presente e não de futuro para o FC Porto. Emissão conduzida por Lídia Paralta Gomes.

  • S2024E75 Frente ao Benfica, Rui Borges mudou o Sporting. Mas não tanto assim

    • December 30, 2024

    Não tendo alterado tanto assim nas dinâmicas do Sporting, Rui Borges já deixou a sua impressão digital na equipa, que bateu um Benfica sem argumentos ofensivos no dérbi da 16.ª jornada. Rui Malheiro e Tomás da Cunha falam ainda dos desequilíbrios do plantel do SC Braga, do trabalho de João Pereira no Casa Pia, dos desafios de Sérgio Conceição no AC Milan e da caminhada triunfante de Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest. Emissão conduzida por Lídia Paralta Gomes.

Season 2025

  • S2025E03 No Vitória SC - Sporting ganhou o futebol

    • January 6, 2025

    No Benfica - SC Braga ganhou força a ideia de que Bruno Lage vive num mundo à parte. O ano ainda mal começou, mas será difícil que os próximos 365 dias tenham reservado um jogo do campeonato português melhor do que aquele que aconteceu no Estádio D. Afonso Henriques. Já na Luz, as bancadas manifestaram-se contra a exibição de um Benfica em decadência tática. Claudio Ranieri e a AS Roma, o prodígio Dean Huijsen e o clássico inglês entre Liverpool e Manchester United são ainda outros assuntos abordados por Rui Malheiro e Tomás da Cunha.

  • S2025E03 A Taça da Liga deixou pistas para o resto da temporada de Benfica e Sporting

    • January 13, 2025

    A derrota na Choupana deixará o quê para o futuro do FC Porto. Neste episódio, Tomás da Cunha e Rui Malheiro analisam o triunfo do Benfica em Leiria, com Bruno Lage a ver premiadas algumas alterações que fez no onze inicial. Já os dragões falharam o assalto ao primeiro lugar, com uma derrota que aumenta a contestação em torno de Vítor Bruno. Ainda o feito do O Elvas na Taça ou o arranque de Conceição no Milan. Emissão conduzida por Pedro Barata.

  • S2025E04 Os altos e baixos de Vítor Bruno, que nunca conseguiu um crescimento continuado no FC Porto

    • January 20, 2025

    Rui Malheiro e Tomás da Cunha analisam as razões para o despedimento de Vítor Bruno e as inconstâncias do trabalho do técnico nestes seis meses. Passagem ainda pelas vitórias de Benfica e Sporting a abrir a 2.ª volta, pela contratação de Manu Silva pelas águias e os desafios das equipas portuguesas na semana europeia que vem aí. Emissão conduzida por Lídia Paralta Gomes.

  • S2025E05 Depois do Brasil, Armando Evangelista diz-se "preparado para qualquer coisa"

    • January 28, 2025

    E no Arouca foi importante "não ter medo de errar". Convidado especial do podcast, o treinador vimaranense repassa alguns dos momentos mais importantes da carreira, desde a estabilidade que encontrou no Arouca, até ao desafio cultural no Goiás, do Brasil. Com passagem pela reabilitação de Alan Ruiz até à gestão da relação entre Oday Dabbagh, avançado palestiniano, com dois colegas israelitas, que lhe mostraram que "as relações políticas são uma coisa e as humanas são outras", estas são a reflexões e as histórias do técnico de 51 anos.

  • S2025E06 O empate que dá tempo a Anselmi para baixar as expectativas do FC Porto

    • February 4, 2025

    Com protagonistas não talhados para a ideia do novo treinador, o FC Porto terá de assumir o ano zero, depois do empate com o Rio Ave. Rui Malheiro e Tomás da Cunha analisam também as vitórias de Benfica e Sporting, as quatro vitórias seguidas do Estoril e o que ficou de mais um mercado de transferências, com destaque para a chegada de Bruma ao Benfica. Emissão conduzida por Lídia Paralta Gomes.

  • S2025E07 O pior que aconteceu ao Sporting foi ir para o intervalo a ganhar

    • February 10, 2025

    E o melhor para o FC Porto é um Martín Anselmi sem rodriguinhos. Além da análise a um clássico que se decidiu entre os dragões a empurrarem para trás o rival e a entrega excessiva dos leões à gestão do resultado, neste episódio falámos da estabilidade resultadística que Carlos Carvalhal deu ao SC Braga, dos adversários das equipas portuguesas na Europa e de como Diego Simeone, mais do que querer 'matar' o Real, preocupou-se em sobreviver ao dérbi de Madrid.

  • S2025E08 Ian Cathro, o escocês mais português que há

    • February 19, 2024

    "Não consigo preparar um jogo e pensar: 'Ok, vocês podem ficar com a bola. Quero desfrutar". Escreveu um livro como terapia, faz por ser autêntico no campo e insiste que a sua missão no futebol é melhorar os jogadores. Ian Cathro tem 38 anos, é treinador do Estoril Praia e diz que a melhor decisão que tomou na carreira foi tirar um período sabático - aos 30. Aí já se tinha atirado de cabeça para Portugal (onde adora estar) sem falar uma ponta de português para ser adjunto de Nuno Espírito Santo. Antes, com 20 anos, recebeu um e-mail de Villas-Boas a convidá-lo para assistir a um treino do FC Porto. Hoje fala um português perfeito e agradece a "todos os que fizeram para complicar" a sua vida na Escócia, quando apareceu no Hearts e sofreu com os preconceitos do futebol.

  • S2025E09 As segundas partes do Sporting são um problema que já se torna hábito em Rui Borges

    • February 25, 2025

    E Anselmi entregou o FC Porto ao caos. Neste episódio, Tomás da Cunha e Rui Malheiro analisam o quinto encontro seguido sem vencer dos leões, que são vítima da tendência para recuar depois do intervalo. Os dragões voltaram a acumular erros individuais e coletivos e há ainda o debate em torno das 18 mudanças de treinador na I Liga. Emissão conduzida por Pedro Barata.

  • S2025E10 A necessidade que aguçou o engenho de Debast a médio e o Benfica que não precisará de ser superior

    • March 4, 2025

    Neste episódio falámos do central extremamente ofensivo que está a pegar no meio-campo do Sporting e na calma que outro, de 37 anos, deu ao FC Porto, além do uso que Martín Anselmi faz de Fábio Vieira. E fomos ao que Bruno Lage poderá fazer de Carreras e Dahl, pela esquerda, no reencontro com o temível Barça - que tem o assustador Yamal nesse lado. Ainda houve tempo para a luta dos aflitos em Portugal, o farol que Isco é no Betis e a mão que Conceição não parece ter no AC Milan.

  • S2025E11 O mérito de Luís Freire em ser ambicioso no Vitória e o FC Porto medíocre de Anselmi

    • March 10, 2025

    O recuo de linhas que parece cada vez mais intencional no Sporting de Rui Borges, nos dragões há momentos em que Diogo Costa é o jogador que melhor cria jogo com lançamentos longos e, no Benfica que vai tentar dar a volta ao Barça, Tomás Araújo é o melhor central, e lateral direito. Neste episódio 100% dedicado ao futebol nacional, acabámos a destacar a coragem de Luís Freire, um treinador que só há uma semana se estreou nas provas europeias, em querer ter o Vitória a jogar de peito feito contra o Betis.

  • S2025E12 A Gyökerodependência é sintoma da crise de jogo dominante do Sporting

    • March 17, 2025

    Já o romântico Anselmi começa a dar provas de amor. Não foi falta de capacidade, foi mais falta de vontade de ter a bola aquilo que o Sporting apresentou contra o Famalicão. Enquanto os leões lidaram com a alergia ao objeto que movimenta o jogo, Benfica e FC Porto trataram-no como poucas vezes têm feito. No episódio desta semana, o destaque internacional vai para o Newcastle, vencedor da Taça da Liga Inglesa. Com os compromissos das seleções à espreita, Rui Malheiro e Tomás da Cunha analisaram também as escolhas de Roberto Martínez para os quartos de final da Liga das Nações, onde é possível que Geovany Quenda - a caminho do Chelsea - faça o primeiro jogo por Portugal.

  • S2025E13 Sem coerência e ignorando o rendimento, Portugal passou na Liga das Nações

    • March 25, 2025

    Tomás da Cunha e Rui Malheiro analisam a eliminatória da seleção contra a Dinamarca, jogos que deixaram claros motivos de preocupação. Ainda os encontros de Espanha e Alemanha na Liga das Nações e o momento de Argentina e Estados Unidos. Emissão conduzida por Pedro Barata.

  • S2025E14 Rodrigo Mora e a adolescente genialidade tornam o FC Porto mais forte?

    • March 31, 2025

    O Benfica foi a Barcelos acertar calendário contra o Gil Vicente. Sporting, FC Porto e SC Braga adiantaram serviço e já cumpriram as respetivas tarefas na jornada 27 da Primeira Liga. Certo é que, no último final de semana, nenhum dos candidatos ao título passou por sobressaltos, algo raro nos tempos que correm. Neste episódio, Rui Malheiro e Tomás da Cunha analisam ainda o dérbi de Guimarães e o arranque do Brasileirão.

  • S2025E15 Antes de Rui Borges pensar demasiado pequeno para o Sporting e de Bruno Lage não descaracterizar

    • April 8, 2025

    Contra o SC Braga, e mais uma vez, houve poucochinho do Sporting e uma repetida mediocridade com a bola depois de, no Dragão, tudo correr mal ao FC Porto no clássico, onde o Benfica foi forte em campo aberto e engordou o problema defensivo dos dragões. Falámos ainda do Boavista, do Ajax de Farioli e do georgiano que, na próxima época, vai pregar rasteiras a quem pronunciar o seu nome. Mas, antes de tudo isto, o futebol teve o 'senhor formação', Aurélio Pereira, falecido no dia em que gravámos este episódio.

  • S2025E16 A sobranceria do Benfica custou caro a Bruno Lage. Já o Sporting vai para a reta final com o embalad

    • April 14, 2025

    As águias baixaram o nível exibicional contra um Arouca que foi à Luz fazer valer a sua identidade e qualidade. Os leões aproveitaram para regressar ao topo, numa jornada com destaque para Rodrigo Mora ou Carlos Carvalhal. Ainda o Tondela, que está à beira da subida.

  • S2025E17 Um Benfica que pensa melhor longe da Luz e um Sporting que não se satisfez com pouco

    • April 22, 2025

    O jogo contra o Moreirense foi um certificado de qualidade às pilhas do Sporting que rendeu durante mais tempo do que era de esperar (até parecia que ainda era treinado por Ruben Amorim). Em Guimarães, Trubin evitou o pior para o Benfica e permitiu à equipa de Bruno Lage construir um resultado que não espelha o nível apresentado pelo Vitória SC. Na luta pelo terceiro lugar, brilharam os pesos-pluma: Rodrigo Mora e Ismaël Gharbi. Rui Malheiro e Tomás da Cunha analisam ainda a estreia de Stuart Baxter no Boavista e o momento de Vítor Pereira no Wolverhampton. First the points, then the pints.

  • S2025E18 As exibições convincentes de Sporting e Benfica que contrastam com o apagão tático do FC Porto

    • April 29, 2025

    Se os dois candidatos ao título da I Liga foram demolidores, o FC Porto de Anselmi não se soube preparar para os pontos fortes do Estrela e acabou derrotado em toda a linha. Rui Malheiro analisa ainda o momento do Rio Ave, a "equipa desilusão" da época, e Tomás da Cunha fala da experiência de estar em Anfield este fim de semana, a assistir à confirmação do 20.º título inglês do Liverpool, com dedo de Arne Slot. Emissão conduzida por Lídia Paralta Gomes.

  • S2025E19 O Benfica - Sporting será muito mais do que um duelo tático: será também um jogo de tranquilidade

    • May 5, 2025

    Depois de uma jornada de nervos para Sporting e Benfica, os dois candidatos ao título já olham para o potencialmente decisivo confronto do próximo sábado. Rui Malheiro e Tomás da Cunha analisam as variáveis do dérbi e o que esperam do jogo. Espaço ainda para a luta pela permanência na I Liga e, lá fora, a Champions e o adeus de Trent Alexander-Arnold ao Liverpool. Emissão conduzida por Lídia Paralta Gomes.