Documentário sobre o rio Minho, nascido em Espanha para desaguar no Oceano Atlântico, perto de Caminha. Nos últimos 75 quilómetros do seu percurso, entre Melgaço e a sua foz, o Minho serve de fronteira entre Espanha e Portugal.
Nascido em Espanha, na Galiza, o rio Lima percorre 135 Kms antes de desaguar no Atlântico, junto a Viana do Castelo. Passa pelas vilas de Ponte da Barca e Ponte de Lima, atravessando o Minho e algumas das mais belas paisagens de Portugal.
Nascido na transmontana serra do Larouco, concelho de Montalegre, o rio Cávado vem desaguar junto a Esposende 135 kms depois. Reconhecido pela sua beleza natural, e importância dos recursos hídricos, o rio não é isento de problemas, nomeadamente devido à poluição que apresenta em alguns troços do seu percurso.
O maior de todos os rios que têm o seu curso inteiramente em Portugal., o Mondego nasce na Serra da Estrela e tem a sua foz no Oceano Atlântico, junto à cidade da Figueira da Foz. É o rio que banha a cidade de Coimbra, sendo o mais cantado na poesia e cancioneiro português.
Documentário sobre o Rio Zêzere e o seu percurso, desde a nascente no alto da Serra da Estrela, até à confluência com o rio Tejo perto da vila de Constância. Sendo o segundo maior rio nascido em Portugal, os seus grandes caudais constituem uma importante riqueza hidroelétrica, aproveitada pelas barragens de Bouçã, Cabril e Castelo de Bode.
Um dos poucos rios portugueses que corre de sul para norte, o Sado nasce no Alentejo, em Ourique, e desagua perto de Setúbal. Possui um largo estuário separado do oceano Atlântico pela península de Tróia, famosa pelas suas praias.
Nascido na Serra do Açor, perto da aldeia do Piódão, o Ceira é um afluente da margem esquerda do rio Mondego, no qual vai desaguar junto a Coimbra. Além das muitas represas que apresenta, encontra ainda no seu percurso a Barragem do Alto Ceira, perto da Pampilhosa da Serra, em funcionamento desde 1949.
O rio Ave nasce na Serra da Cabreira, perto de Vieira do Minho, e vai desaguar a sul de Vila do Conde. A beleza da paisagem minhota que os seus 85 kms de extensão atravessam contrasta com os graves problemas de poluição que apresenta, em virtude das infraestruturas industriais poluentes que se situam nas suas margens.
Documentário sobre o rio Vouga, um dos mais belos de Portugal. Nascido na Serra da Lapa, distrito de Viseu, vai desaguar na Ria de Aveiro, depois dum percurso de 148 Kms.
O rio mais extenso da Península Ibérica, com um pouco mais de 1.000 kms entre a nascente, na serra de Albaracin em Espanha, e a foz perto de Lisboa. O seu estuário, chamado de Mar da Palha, é um dos maiores e mais belos da Europa.
Documentário sobre o rio mais a sul de Portugal, que nasce em Espanha e desagua no Golfo de Cádis, entre a cidade algarvia de Vila Real de Santo António e a espanhola de Ayamonte.
O Rio Douro, o terceiro maior rio da Península Ibérica, nasce em Espanha e tem a sua foz entre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Atravessa toda a região norte de Portugal, sendo de grande importância pelo seu aproveitamento hidroeléctrico, e famoso pela beleza da paisagem circundante.